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Novo app permitirá que população avalie modais de transporte público em Belo Horizonte





Poucas coisas na cidade costumam gerar tanta reclamação dos usuários quanto o transporte público. Seja um ônibus lotado, o metrô atrasado ou até mesmo uma ciclovia em mau estado de conservação. Agora, todas as queixas poderão ser registradas por um aplicativo e repassadas para as autoridades. Isso porque o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lançou ontem o aplicativo MoveCidade – um sistema de avaliação que permite ao usuário apontar problemas em todos os modais de transporte da capital mineira em itens como pontualidade e segurança.

Conforme o pesquisador de mobilidade urbana do Idec, Rafael Calábria, a proposta do app é melhorar a mobilidade urbana utilizando um sistema de avaliação independente dos serviço disponibilizados pela prefeitura. “O passageiro é um consumidor e tem o direito de exigir um transporte coletivo de qualidade, pois paga por esse serviço”, explicou. “Queremos estimular as pessoas a usarem o senso crítico e denunciarem o que não está certo. Com esses dados, no futuro, podemos pressionar os órgãos por melhorias”, diz o pesquisador.

Com os dados em mãos, a ideia é lançar relatórios periódicos sempre que houver um número alto o bastante para apontar os principais problemas na área de mobilidade às prestadoras de serviços e autoridades responsáveis pela fiscalização.

O app já está disponível em São Paulo desde 2016, e foi lançado no Rio de Janeiro nesta semana.





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